Parque Estadual da Pedra Branca
http://www.openstreetmap.org/#map=13/-22.9374/-43.4954
Parque Estadual da Pedra Branca |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Rio de Janeiro |
Município: Rio de Janeiro |
Categoria: Parque |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 12393,84 |
Diploma legal de criação: Criado pela Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974. |
Coordenação regional / Vinculação: Inea - Instituto Estadual do Ambiente / Dibap - Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas |
Contatos: Núcleo Pau-da-Fome: onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente e terminais para consultas. A sede também é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional.
Endereço: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara (Jacarepaguá) – Rio Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608 Núcleo Piraquara: é oferecida a visitação para lazer, com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho. Endereço: Rua do Governo s/nº – Bairro de Realengo – Rio Telefones: (21) 2333-5251 ou 2333-5252 Núcleo Camorim: sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água; trilha de aproximadamente 4 quilômetros com belas paisagens até o açude no alto do parque. Endereço: Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim (Jacarepaguá) – Rio CEP: 22.780-070 Telefone: (21) 3417-3642 |
Índice
Localização
Localizado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em partes de 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.
Como chegar
Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.
Distância entre a Rodoviária Novo Rio e a sede Pau-da-Fome (Jacarepaguá): 33km
Ingressos
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica; Possibilitar a realização de pequisas cientificas e proporcionar o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico.
Histórico
Atrações
Aspectos naturais
Relevo e clima
Fauna e flora
Problemas e ameaças
Fontes
Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)