Parque Estadual da Fonte Grande
Situado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande contrasta com a agitação da metrópole e é um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.
Ao longo de seus 21,8 mil metros quadrados, podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. O local também possui um Centro de Educação Ambiental (CEA).
O relevo é acidentado e inclui vales e pontões. O ponto culminante atinge quase 309 m. Com localização e paisagens privilegiadas, a região tem mirantes naturais, que proporcionam espetaculares e múltiplas visões de Vitória e de seu entorno.
No alto do Morro da Fonte Grande, mas fora da unidade de conservação, existem as torres de rádio e televisão. Elas atraem a atenção de muitas pessoas que circulam pela beira-mar e ajudam a direcionar os olhares para as belezas paisagísticas do parque.
O Projeto Lua Cheia foi criado com o objetivo de reunir as pessoas num momento de contemplação da natureza e acontece no Parque da Fonte Grande, no Mirante da Cidade que está situado a 310 metros acima do nível do mar. De lá é possível assistir o espetáculo natural que é a lua em sua fase cheia. Para isso, nessa época, o parque funciona em horário especial, das 17 às 20 horas.
Não é necessário fazer inscrição ou contato prévio. Basta comparecer ao local conforme a data divulgada.
O acesso ao parque pode ser feito por carros particulares ou a pé para os turistas de aventura.
Além do Projeto Lua Cheia, todo domingo (exceto em caso de chuva), acontece a Caminhada Ecológica da Pedra dos Olhos. As vagas são limitadas, por isso é necessário fazer a inscrição prévia
Os participantes se encontram no Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande e iniciam o percurso às 8 horas. O trajeto dura cerca de 4 horas e os participantes devem usar calçados fechados, boné, protetor solar e repelente, além de levar água e um lanche, de preferência, mais natural.
O percurso inclui: Trilha da Pedra da Batata, no Mirante do Sumaré, Mirante da Cidade, Estrada Tião Sá, Mirante do Mangue, Trilha da Caverna dos Morcegos, Trilha do Alpinista, Pedra dos Olhos, Vale do Ganda, Ruínas da Fazenda Boa Vista e Centro de Educação Ambiental Parque da Fonte Grande.
http://vitoria.es.gov.br/mapa.php?tipo=3&geo=14&forma=g&layer=50
Parque Estadual da Fonte Grande |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Espirito Santo |
Município: Vitória |
Categoria: Parque |
Bioma: |
Área: 21,8 mil metros quadrados |
Diploma legal de criação: |
Coordenação regional / Vinculação: |
Contatos: Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8 às 17 horas. |
Índice
Localização
Avenida Serafim Derenzi,Grande Vitória - Vitória/ES
Como chegar
Ingressos
Entrada gratuita.
Onde ficar
Objetivos específicos da unidade
Histórico
Atrações
Aspectos naturais
Relevo e clima
O relevo é acidentado e inclui vales e pontões.
Fauna e flora
Répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.Vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.