RPPN Estação Biológica da Mata do Sossego
RPPN Estação Biológica da Mata do Sossego |
Esfera Administrativa: Particular |
Estado: Minas Gerais |
Município: Simonésia |
Categoria: Reserva Particular do Patrimônio Natural |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: 133,74 ha |
Diploma legal de criação: Portaria 20-N - DOU 34 - 18/02/1998 - seção/pg. 1/85 |
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade |
Contatos: Endereço: Estrada do Sossego, s/n°, Bairro Sossego, Simonésia, MG Email: comunicacao@biodiversitas.org.br |
Índice
Localização
O município de Simonésia situa-se no leste de Minas Gerais, a 324 km de Belo Horizonte, na macroregião do Rio Doce, microrregião de Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira.
Como chegar
O acesso se dá pela BR MG-111, por terra ou então por avião pela cidade de Manhuaçu. Através da BR 381 até João Monlevade, em seguida pela BR 262 em direção a Manhuaçu através desse percurso chega-se a rodovia MG 111 até o município de Simonésia.
Ingressos
Gratuito. Com acesso controlado de pessoas e proibido para a entrada de animais domésticos.
Onde ficar
O município de Simonésia apresenta uma tímida infra-estrutura de apoio à RPPN Mata do Sossego. A cidade conta com dois hotéis e três restaurantes, um supermercado, além de diversas lanchonetes. Manhuaçu conta com uma rede hoteleira que inclui oito hotéis. Em geral, os meios de hospedagem nas duas cidades são pequenos empreendimentos cuja administração é familiar.
Objetivos específicos da unidade
Conservação da diversidade biológica em áreas privadas. Permitir estudos científicos. Principalmente foi desenvolvida para preservação dos muriquis espécie endêmica local. Proteger espécies endêmicas e migratórias e a flora local.
Histórico
O nome da cidade Simonésia se deu por causa do dia de São simão em que foi descoberta a cidade. A criação da Reserva se deu pela portaria do Ibama Ibama n°20 (16/02/1998-N), foi orientada para a preservação do muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), o maior primata das Américas, que tem sua população estimada entre 700 e 1000 indivíduos vivendo nos remanescentes da floresta atlântica dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Brachyteles hypoxanthus,espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira, possui hábitos diurnos, alimentando-se principalmente de folhas, frutos e flores. Os muriquis utilizam vários tipos de habitats florestais, principalmente matas primárias, também podendo utilizar matas secundárias. O seu endemismo se deu devido a fragmentação de hábitat, colocando a espécie á risco de extinção. A fundação Biodiversistas é quem faz a gestão da RPPN e quem a representa.
Atrações
Basicamente se sustentam em caminhada nas trilhas.
A RPPN Mata do Sossego conta atualmente com cinco trilhas disponibilizadas para visitação, sendo elas:
1.Trilha das Hortências 2.Trilha do Mirante 3.Trilha do Meio 4.Trilha das Embaúbas 5.Trilha da Samambaia
As trilhas existentes na unidade possuem características e finalidades distintas, sendo as da Embaúba e Samambaia destinadas para atividades de interpretação ambiental, e as outras destinadas apenas à pesquisa e fiscalização.
Aspectos naturais
Clima: Tropical Hidrografia: Banhado pelo rio Manhuaçu Altitude: 598 m População: 19.421 hab aproximadamente. Principal economia da cidade: Produção de café Fundação da cidade de Simonésia: 31 dezembro de 1943
Relevo e clima
Relevo
É uma região de relevos montanhosos, com solos rochosos onde predominam as rochas metamórficas, além de apresentar sedimentos inconsolidados devido ao acúmulo de águas.
Clima
A área de estudo está inserida no tipo climático tropical de altitude com chuvas de verão e verões frescos, segundo a classificação de Köppen. Apresenta dois períodos distintos: o período mais chuvoso, que se estende de outubro a março, com maiores índices no mês de dezembro; e o período seco que se estende de abril a setembro, com estiagem mais crítica de junho a agosto.
Fauna e flora
O muriqui (Brachyteles hypoxanthus) foi o principal fator para a criação desta unidade. Sendo um primata da região da Mata Atlântica, esse animal encontra-se ameaçado pela atividade da caça e principalmente pela degradação de seu habitat. O muriqui é o maior mamífero endêmico brasileiro, e o maior primata, podendo chegar aos 15 kilos. A Mata do Sossego possui um corredor que interliga fragmentos de vegetação, algo que a longo prazo é capaz de ajudar a perpetuação da espécie. È formada por uma flora bem diversa com várias espécies.
Problemas e ameaças
caça, incêndios, captura e coleta ilegais de exemplares da fauna e flora silvestres e invasão de animais domésticos.
Fontes
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de-manejo/rppn_mata_sossego_pm.pdf