Mudanças entre as edições de "Parque Nacional do Superagui"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
m
Linha 1: Linha 1:
 
{{Parks
 
{{Parks
 +
|Introducao=''[http://www.wikiparques.org/tag/parque-nacional-do-superagui/ Fique por dentro das novidades do Parque Nacional do Superagui no '''Blog do WikiParques''']''
 
|Map={{#display_map:|center=-25.37165185260567, -48.19596651611321
 
|Map={{#display_map:|center=-25.37165185260567, -48.19596651611321
 
|zoom=10
 
|zoom=10
Linha 80: Linha 81:
 
}}
 
}}
 
[[Categoria:Parque Nacional do Superagui]]
 
[[Categoria:Parque Nacional do Superagui]]
 +
[[Categoria:Unidades de conservação]]

Edição das 20h21min de 29 de novembro de 2016

Fique por dentro das novidades do Parque Nacional do Superagui no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional do Superagui
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Parana
Município: Guaraqueçaba
Categoria: Parque
Bioma: Marinho
Área: 33.988 hectares
Diploma legal de criação: Criado em 1989 Decreto n° 97.688 / Decreto-Lei n° 9.513 de 1997.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Endereço sede:

Rua Paula Miranda, 10
Centro, Guaraqueçaba, Paraná
CEP: 83-390-000

Endereço sede:
Comunidade da Barra do Superagui, Ilha do Superagui, 83.390-000.
Guaraqueçaba, Paraná.
Tel: (41) 3482-7146

Localização

O Parque Nacional do Superagui localiza-se no litoral norte do Paraná, em Guaraqueçaba, a 181 quilômetros da capital do estado, Curitiba. A UC foi criada em 1989 e ampliado em 1997 abrangendo o Vale do Rio dos Patos.

Como chegar

Por Paranaguá ou Guaraqueçaba: existem duas entradas principais para o Parque Nacional do Superagüi, uma pela Comunidade da Barra do Superagüi e outra pela Comunidade de Vila das Peças, de acordo com o objetivo da viagem

- Via Paranaguá: Local de partida: trapiche das ilhas na Rua da Praia, também conhecida por Rua General Carneiro.

Dias: de segunda-feira a sábado. É recomendável, especialmente no inverno.

Duração da viagem: 2:30 a 3:30 horas de acordo com a rota e com as condições climáticas e de maré.

- Via Guaraqueçaba: Por estrada não pavimentada. Duaração da viagem de 2h30 a 3h A partir de Guaraqueçaba, é preciso pegar outro barco para chegar a Comunidade da Barra do Superagui. As embarcações são de pequeno porte e rústicas.

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.

Onde ficar

Conferir página do ICMBio, há opções de hospedagem: http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/209-parque-nacional-do-superagui.html

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional do Superagüi abriga importantes amostras dos ecossistemas ali existentes, tais como a Floresta Atlântica, restinga, manguezais, praias e dunas. Considerada um dos cinco ecossistemas costeiros mais notáveis do globo terrestre.

Histórico

Criado em 1989, é considerado, pela UNESCO, Sítio do Patrimônio Natural. Já em 1970, Superagüi foi inscrito sob o n° 27 no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico da Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná.

As populações existentes na área do parque e de seu entorno são chamadas de caiçaras – em razão da miscigenação entre índios, negros, ecolonos portugueses. A origem da palavra “caiçara” remonta a uma técnica usada para atrair o pescado, podendo ser considerada um método de maricultura extensiva.

Atrações

O Parque tem muitos atrativos turísticos com 38 quilômetros de praias desertas, que podem ser visitadas a pé ou em passeio de bicicleta. A observação de botos na baía do rio das Peças, Praia Deserta e Vila das Peças; além da observação da revoada dos bandos dos papagaios-da-cara-roxa nas ilhas Pinheiro e Pinheirinho.

- Praia Deserta da Ilha do Superagüi e Comunidade da Barra do Superagui: possui 38 km de praias virgens, podendo ser visitada a pé ou de bicicleta. - Trilha da Praia Deserta da Ilha do Superagui: com duração de 1h30 e de dificuldade moderada. Na caminhada, é possível observar a vegetação de restinga baixa e alta, bromélias e orquídeas e ocasionalmente do mico-leão-da-cara-preta.

- Baía do rio das Peças, Praia Deserta da Ilha das Peças e Vila das Peças: ponto de concentração de botos, principalmente mães com filhotes, praia virgem com 7 km de extensão com vista para a Ilha do Mel.

- Ilhas Pinheiro e Pinheirinho: a grande atração da Ilha do Pinheiro são as revoadas dos bandos do raro papagaio-da-cara-roxa ao entardecer.

- Roteiro Lagamar: no trajeto há o canal do Varadouro, a localidade do Abacateiro que é um museu vivo da Cultura do Fandango, Ararapira Velha, igreja antiga.

Aspectos naturais

O parque abrange as ilhas do Superagui e das Peças. Sua paisagem é composta por Mata Atlântica, restingas, manguezais e praias que integram o Complexo Estuário Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, mais conhecido como Lagamar, um dos mais importantes ecossistemas costeiros do mundo.

Os manguezais estão representados pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco onde também crescem diversas orquídeas. Figueiras e maçarandubas são espécies que constituem a faixa de Mata Atlântica e podem ser vistas na UC.

A região detém uma das maiores áreas com cobertura florestal do Paraná. A área recebeu da UNESCO em 1999, o título de Patrimônio Natural da Humanidade ou Sítio do Patrimônio Natural do Brasil, denominado Mata Atlântica, Reservas do Sudeste SP/PR.

No parque podem ser encontradas espécies ameaçadas de extinção como o mico-leão-de-cara-preta, o papagaio-de-cara-roxa, a suçuarana e o bugio. Compreende a maior parte das ilhas de Superagüi e das Peças, a totalidade das ilhas do Pinheiro e Pinheirinho, e no continente o vale do rio dos Patos. Além de uma imensa riqueza biológica, possui uma riqueza cultural igualmente diversa, com destaque para o fandango que envolve música, dança, formas de sociabilidade e artesanato.

Relevo e clima

---

Fauna e flora

A UC abriga em sua fauna alguns animais ameaçados de extinção como o mico-leão-da-cara-preta, o papagaio-da-cara-roxa, chauá e suçuarana. O mico-leão-de-cara-preta é somente encontrado em Superagui. Estão presentes mamíferos como a paca, a cutia, o veado e o porco-do-mato. Muitas aves marinhas povoam a região, juntamente com o tucano, o sabiá e o ameaçado papagaio-de-cara-roxa. Cobras peçonhentas como a jararaca e a coral também estão presentes.

Problemas e ameaças

Em 2011, o parque iniciou a elaboração de seu plano de manejo. A UC protege ecossistemas cuja abrangência tem diminuído significativamente.

A coleta de produtos não madeireiros tem um impacto severo a longo prazo.

Fontes

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-do-superagui-2013-pr

http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/209-parque-nacional-do-superagui.html

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2263-parna-do-superagui

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Superagui_1.pdf

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/parana/parque-nacional/superagui/